Revista Samadhi

Com a Colunista Elizabeth Eliin

Ano 2 /2014 Edição número 21 - pag 08 - 

Como mudar os caminhos da sua vida....

Pedro Loupa no Brasil. Como se fosse o tesouro escondido mais procurado, a felicidade parece ser o objetivo na vida de cada ser humano. Algo que de alguma forma está ai a espreita nas nossas vidas, mas muito poucos conseguem alcançar. O que é isso? Como procurar ou alcançar?......................... leia mais

O que é isso? Como procurar ou alcançar? Pedro Loupa, nascido em Lisboa, com 26 anos deixou o ninho familiar em busca da sua própria. Ele perccorreu vários países e após uma longa viagem descobriu que a felicidade estava lá para sempre, dentro das suas próprias fronteiras, dentro de si mesmo. Não tinha que ir muito longe para chegar a ela. Nem mesmo um centímetro. Em vez de se afastar, tinha que se aproximar de si mesmo, de seu próprio Ser.

Pedro: Como começou  este processo?

Este processo teve início com algumas perguntas a mim mesmo: Quem sou eu?, O que eu faço aqui?, de onde eu venho? e onde eu tenho que ir? Essa busca começou bem cedo, até que eu decidi entender por que eu sofria, porque as coisas não saíam como eu queria, por que os meus relacionamentos não tinham o sucesso que eu sonhava ou desejava, por que alguns projetos eram fantásticos e outros complicados, por que ou me sentia muitas vezes perdido.

Todas estas perguntas me levaram para a pergunta: o que é realmente a felicidade? Assim nasceu o programa "Muda o caminho da sua vida", quando eu comecei a perceber que o que mais limita as pessoas é o apego as suas zonas de conforto, circunstâncias, e medo de perder algo conhecido, mesmo que esse "algo" possa magoar. Percebi também a falta de consciência das pessoas. Assim toda a base dos programas que fui criando tem uma evidência científica, e as orientações são dadas através da experimentação, o método Learning By Doing (aprendendo fazendo). Eu apliquei este método em cursos na Espanha e em Portugal.

Esse trabalho consciente tem a ver com Mindfulness (Atenção Plena).

Como este processo pode ser aplicado ao trabalho de todos os dias?

O Trabalho consciente não só tem a ver com Mindfulness mas esta ferramenta nos permite atingir mais plenamente estados para viver mais ligado à verdade no momento presente. Mindfulness é de algum modo um processo antigo que vem das tradições budistas do Oriente, e o que foi feito há 35 anos foi desconsiderar toda a parte religiosa e deixar técnicas que fossem acessíveis à cultura Ocidental. 

A beleza de Midfulness é que você pode aplicar em todos os aspectos da sua vida diária, fazendo comida, lavando pratos, andando,estando em uma reunião ou se comunicando com o seu parceiro(a). Isso permite aprender mais rápido, porque sua aplicação é pragmática e vocÊ pode ver os resultados em nossas tarefas diárias.

 

Tenho um exemplo interessante de como esta técnica foi aplicada em uma estudante que fez um curso piloto comigo, que tinha um nível de ansiedade crônico importante e em três meses o seu estado de aceitação foi tão bom, que soube como lidar e como eliminar as sensações que produzia e induzia a ansiedade. No uso clínico psicológico é fantástico para doenças como a: Depressão, ansiedade, e muitas mais. Existe muitos estudos e a sua aplicação é cada vez mais extensa.

 

Outro exemplo interessante é o caso das prisões, eu dou sempre o exemplo de um programa em uma prisão na Suécia para reclusos com problemas de toxico dependência. Eu poderia lhe dizer, para resumir, que com Mindfulness vocÊ fica mais consciênte quanto ao sofrimento dos outros, mas você não se torna pessimista, pelo contrário, vocÊ percebe que vale a pena viver e vocÊ tem a sensação de querer ajudar pessoas, de se sentir perto delas, de viver melhor. 

Em quantas sessões uma pessoa pode integrar a sua vida

completamente com Mindfulness?

Depende de cada pessoa e da situação, mas de um modo geral, vocÊ pode fazer comigo um programa de três meses, embora o que eu faço é começar com um retiro com um grupo de 3 dias, e o resto do programa é online, com o apoio pessoal individual e com trabalho semanal estabelecido, e posso assegurar-lhe que o antes e depois é muito perceptível e com resultados as vezes espetaculares. Este programa também inclui meditação, Yoga, Reiki, Empreendedorismo, etc.

Com a Colunista Elizabeth Eliin

 

Rua Oswaldo Cruz, 1430 - São Caetano do Sul

 Tel: (11) 4318-3250 e  4318-3251

Cel: (11) 94507-0742 Whatsapp

 

Conecte-se com as nossa Redes Sociais

  • facebook.jpg
  • Twitter Square
  • yutube.jpg

© 2013 Site desenvolvido pelo Instituto Reiki Anahata